Postado 1 de setembro de 2022 em Nutrição, Saúde, Vitaminas e Suplementos por Vitamine-se
Você provavelmente já ouviu alguns dizeres populares referentes aos benefícios e malefícios que um determinado nutriente pode oferecer ao nosso organismo. Mas, conhecimento popular é bem diferente de conhecimento científico, certo? Por isso, temos que conferir a veracidade de cada informação descoberta sobre determinada substância.
O hormônio do sono não escapa desse cenário. Há uma série de mitos e verdades sobre a melatonina por aí, que podem confundir muito quem deseja suplementar. Para acabar com essa confusão, reunimos abaixo os principais para que você não tenha mais dúvidas. Confira!
Mito. A suplementação da melatonina não tem o poder de inibir ou estimular a produção do hormônio. A função da melatonina suplementada é contribuir para uma noite de sono mais profunda e revigorante.
Verdade. Nosso corpo diminui a quantidade de produção de melatonina à medida que envelhecemos e, também, conforme a exposição constante a estímulos luminosos e visuais. Isso afeta, consequentemente, a média de horas de sono que temos em cada fase da vida, conforme ilustrado abaixo:
Mito. A suplementação do hormônio não aumenta o peso do corpo. Inclusive, a melatonina em gostas da Vitamine-se é sem adição de açúcar ou adoçantes.
Verdade. O sono é fundamental para quem deseja emagrecer, pois é por meio do descanso adequado que o corpo consegue regular hormônios relacionados à saciedade. Ao suplementar a melatonina no organismo, você aumenta as chances de ter uma boa qualidade de sono e, consequentemente, os hormônios da saciedade mais ajustados.
Verdade. Desde outubro de 2021, a ANVISA dispensou a obrigatoriedade do uso de prescrição médica para o consumo da melatonina. Porém, a dosagem recomendada continua sendo 0,21mg ao dia.
Entretanto, para uma suplementação mais assertiva conforme as necessidades do organismo, uma opinião profissional de um médico ou nutricionista é fundamental.
Saiba: Melatonina ou triptofano? Qual deles é o mais indicado para a melhora do sono?
Mito. Seguindo a dosagem recomendada pela ANVISA no Brasil, não há relatos de efeitos colaterais. Por isso, é sempre importante seguir a quantidade indicada na embalagem ou de médicos e nutricionista para consumir a dosagem ideal.
Mito. A suplementação da melatonina faz efeito em locais de baixa luminosidade e estímulos visuais. Logo, caso consumida pela manhã, ela não fará efeito. Portanto, é fundamental que a ingestão seja perto da hora de dormir para aproveitar ao máximo seus benefícios.
Verdade. A melatonina tem o poder de auxiliar o sistema imunológico, atuar como antioxidante e contribuir para a regularização do humor.
Verdade, em relação ao tempo de efeito no organismo. A melatonina em gotas possui ingestão sublingual, o que faz com que seus efeitos sejam sentidos mais rapidamente do que em comprimido, uma vez que não passa pelo estômago, é enviada diretamente para a corrente sanguínea.
Leia também: 7 motivos para você tomar melatonina e onde comprar
Apesar do uso ser seguro, uma vez que se trata de uma substância que já é produzida naturalmente pelo nosso organismo, a Melatonina não deve ser consumida por pessoas com menos de 19 anos. Exceção apenas a recomendação médica do pediatra.
Portanto, ao ouvir sobre mitos e verdades sobre a melatonina com crianças, a opinião médica é obrigatória para definir a suplementação conforme cada caso.
Quer saber mais sobre a melatonina? Veja o que diz a nutricionista Thays Bonelly em nosso Instagram.
Pronto! Agora você já sabe os principais mitos e verdades sobre a Melatonina. Não deixe de seguir acompanhando o Blog da Vitamine-se para conferir mais conteúdos sobre saúde e bem-estar com suplementos vitamínicos.
E, se ficou interessado na suplementação do hormônio, nós temos disponível a Melatonina em Gotas em nosso site pra você. Venha aproveitar!