CUSTOM CSS
AlsoBuyMinicart Settings 2

7 motivos para você tomar melatonina e onde comprar

Mulher com pijama sobre a cama bem disposta em alusão aos benefícios de tomar melatonina

Após ter a comercialização aprovada pela Anvisa em outubro de 2021, muitas pessoas cogitam tomar melatonina, o hormônio do sono.  Isso porque, segundo a Associação Brasileira do Sono, ao menos 73 milhões de brasileiros sofrem com a insônia.

Para aqueles que não possuem a doença diagnosticada, mas têm noites mal dormidas regularmente, a melatonina também se mostra uma possível aliada na busca de um sono revigorante. 

A seguir, você verá por que os benefícios de tomar melatonina têm ficado cada vez mais conhecidos e onde encontrar o suplemento queridinho do momento para quem quer dormir bem. 

 

Qual é a origem da Melatonina? 

Antes de falarmos propriamente dos motivos para tomar melatonina, é importante saber de onde ela vem. Nosso hormônio do sono tem origem na glândula pineal do cérebro, localizada na parte central do órgão, ao nível da sobrancelha. Ela é responsável por produzir melatonina conforme nosso ciclo circadiano. 

Essa glândula não é conhecida esotericamente como o “terceiro olho” à toa. Devido a sua posição, seu poder de “controlar” nosso ciclo de sono e determinar nosso ritmo diário ganhou diversas interpretações espirituais. Deu pra ver que ela é tão importante que sua fama vai além do campo científico, né?

Em condições saudáveis e normais, a glândula pineal de um jovem adulto produz cerca de 0,2mg de melatonina diariamente. Essa quantidade é o suficiente para que possamos ter um ciclo de sono adequado

Entretanto, para que a liberação do hormônio seja efetiva, a glândula se orienta pela iluminação e estímulos externos ao corpo. Isso porque, faz parte de nossa genética o organismo ficar mais ativo durante o dia, já que realizamos diversas atividades essenciais para nossa sobrevivência. 

Após o pôr do sol, devido a baixa luminosidade e diminuição de ruídos externos, nosso corpo relaxa mais, preparando-se para dormir e se recuperar. Logo, nossa glândula entende que este é o momento adequado para liberar o hormônio que vai nos auxiliar a adormecer e ter um sono profundo. 

A melatonina também pode ser encontrada em alimentos, ainda que em menor quantidade, como ovos, peixes, carne e leite materno. Junto deles, frutas, sementes, cereais, óleo, vinho e cerveja também compõem o “cardápio do sono”.

Curiosidade: segundo uma pesquisa feita por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o leite ordenhado durante a noite possui uma maior concentração de melatonina. Ou seja, não é somente nos humanos que a glândula pineal é fundamental para a liberação da substância.

>> Leia também “Melatonina: Guia completo sobre o hormônio do sono

 

7 motivos para tomar melatonina

A própria origem do hormônio já nos dá um spoiler de como sua produção é sensível à correria do dia a dia, né? Logo, tomar melatonina pode ser uma possível saída para manter as quantidades diárias recomendadas. Veja a seguir 7 motivos para considerar o início da sua suplementação.

1. O nível de melatonina diminui com o envelhecimento

O envelhecimento está entre as principais causas de diminuição de melatonina no organismo. Afinal, conforme os anos passam, os distúrbios e doenças do sono ficam mais frequentes entre a população adulta, se agravando na terceira idade. 

2.  O hormônio tem sua liberação afetada por estímulos visuais

Hoje em dia, com televisões, smartphones, tablets e computadores inseridos em nosso cotidiano, é quase impossível se manter longe da luz azul ao cair da noite.

Conforme foi comentado, a melatonina tem sua liberação realizada após o pôr do sol devido a diminuição da luminosidade. Se ficamos em ambientes de luz intensa ou com telas de luz azul estimulando nossa visão, a atuação do hormônio é consideravelmente prejudicada. 

3. Qualidade de sono diária

Dormir bem é fundamental para quem quer alcançar uma boa qualidade de vida. Afinal, para que nosso organismo funcione corretamente e se mantenha saudável, ele deve ter o período de descanso adequado.  

Quem não consegue ter um bom ciclo de sono, além de ficar mais indisposto, aumenta os níveis de estresse no organismo e tem o sistema imunológico prejudicado. Para se ter uma ideia, se você ficar dormindo apenas 4 horas por noite, poderá ter um envelhecimento de até 8 anos antecipado.

4. Colabora para melhorar a sazonalidade depressiva

Você sabia que tomar melatonina pode ajudar com a sazonalidade depressiva? Em geral, nas regiões com invernos mais chuvosos e frios, as pessoas tendem a ficar mais deprimidas por conta da influência do clima.  

Sintomas como sonolência excessiva, aumento de apetite e dificuldade de concentração são alguns dos efeitos negativos sentidos devido à queda das substâncias responsáveis pela regulação do humor e do sono, causada pelo distúrbio sazonal.

Realizando a ingestão da melatonina, você possui um auxílio para regular seu ciclo circadiano, diminuindo os impactos que o transtorno afetivo pode causar.

5. Sua atuação também é antioxidante

A melatonina também possui efeito antioxidante. Isso significa que ela colabora para o fortalecimento do sistema imune, ajudando a prevenir doenças provenientes da reprodução de radicais livres.

6. Ajuda na redução de acidez do estômago

A substância contribui para que a produção de ácido estomacal e óxido nítrico diminua. Com isso, além de reduzir a acidez do estômago, também auxilia na prevenção do refluxo gastroesofágico.

7. Auxílio para diminuir o número de noites mal dormidas

Ao tomar melatonina, você está fazendo a suplementação do hormônio no seu organismo. Aliado a boas práticas de higiene do sono, você aumenta as chances de regular seu ciclo de descanso. Com isso, noites mal dormidas passarão de rotina para eventos esporádicos.

>> Confira “O seu sono tem qualidade? Faça o teste e descubra”

 

Quem pode tomar melatonina? 

Qualquer vitalover com 19 anos ou mais pode tomar melatonina. Atenção apenas à dose de suplementação permitida pela Anvisa de 0,2mg diárias, como a Melatonina da Vitamine-se. É claro que a dosagem pode mudar conforme a orientação médica de um profissional da saúde.

>>Veja “4 dicas de como dormir melhor durante a semana”

 

Onde comprar suplemento de melatonina?

A Vitamine-se possui melatonina em gotas para a suplementação. Com modelo de ingestão sublingual, sua absorção pelo organismo é muito mais rápida do que as formas em comprimidos. 

Seu gostinho de maracujá deixa o consumo ainda mais saboroso, proporcionando imediatamente uma sensação mais relaxante. Além disso, sua fórmula premium rende 600 gotas, algo que, se seguida a dose recomendada de 1 gota antes de dormir, rende quase 2 anos! Todavia, vale sempre consultar um profissional especializado para te auxiliar a fazer  a suplementação em nível adequado. 

Confira outras dicas de sono em nosso Instagram para potencializar sua rotina noturna também e visite nosso site para conferir as vitaminas e minerais que podem contribuir ainda mais para os seus objetivos!