CUSTOM CSS
AlsoBuyMinicart Settings 2

4 dicas de como dormir melhor durante a semana

mulher deitada na cama dormindo

Atualmente, muitas pessoas têm procurado saber como dormir melhor, principalmente durante a semana. Afinal, a correria da rotina e hábitos pouco saudáveis estão diminuindo a qualidade do descanso de grande parte da população. Entretanto, este momento é fundamental para reparar os danos sofridos ao longo do dia, especialmente quanto ao desgaste mental e físico.

Além disso, uma boa noite de sono é essencial para prevenir uma série de doenças, e até mesmo controlar os níveis de hormônios que podem ser prejudiciais para o organismo. Por esse motivo, é importante saber como dormir melhor, e conhecer algumas dicas que podem ajudar no relaxamento do corpo e melhorar as fases de descanso vivenciadas durante a noite.

Por que é importante dormir bem?

Em um primeiro momento, muitas pessoas podem acreditar que uma boa noite de sono é necessária somente para descansar do dia vivido. Apesar de ser um dos principais motivos para buscar um descanso reparador e de qualidade, existem outras necessidades do nosso sistema que são atendidas somente enquanto dormimos.

Por exemplo, é durante o sono que o organismo exerce suas funções restauradoras, como reparo dos tecidos danificados, crescimento muscular e síntese de proteínas. Com isso, é possível repor as energias e regular o metabolismo, essencial para ter um corpo saudável.

No entanto, essas atividades não podem ser cumpridas de maneira eficiente caso o sistema não descanse o suficiente, ou não seja capaz de descansar adequadamente.

Além disso, quem consegue aprender como dormir melhor, aproveita os benefícios a saúde que um sono reparador traz, como:

  • prevenir obesidade;
  • diminuir possíveis distúrbios cardíacos;
  • combater a hipertensão;
  • mitigar alterações imunológicas;
  • evitar resfriados frequentes;
  • combater transtornos psicológicos.

 

4 dicas de como dormir melhor

Depois de entender a importância de uma boa noite de sono, muitas pessoas podem procurar saber como dormir melhor. Nesse caso, existem alguns hábitos naturais e simples de colocar em prática que podem fazer a diferença na qualidade do seu descanso.

Confira 4 dicas para regular o seu repouso noturno:

1. Respeite os horários de dormir

Embora pareça que não tem tanta influência, os horários de descanso são fundamentais para a qualidade do nosso sono. Isso porque o corpo possui um relógio biológico natural, que identifica os momentos de produtividade e de repouso, especialmente por meio da luminosidade. Por esse motivo, a maioria das pessoas se sentem mais produtivas durante o dia, e, quando chega a noite, sentem cansaço e vontade de dormir.

Essa sensação ocorre por conta do hormônio regulador do sono, chamado melatonina. Ela é secretada em uma glândula na parte central do cérebro, com o objetivo de promover a manutenção do nosso sono, apresentando níveis mais altos durante à noite. Usualmente, a produção da melatonina ocorre entre as 23h e as 3h, quando o corpo entra na fase de repouso profundo. Assim, respeitar os horários de sono é uma das maneiras fundamentais de como dormir melhor durante a semana.

2. Faça atividades físicas pela manhã

De fato, as atividades físicas contribuem para um organismo mais regulado, e podem ajudar a dormir melhor durante a noite. No entanto, é importante evitar movimentações de alto impacto ou grande esforço próximo da hora do repouso. Isso porque o sistema libera uma série de hormônios durante os exercícios físicos, e é necessário um determinado período para que o corpo processe cada substância de forma correta.

Dessa forma, fazer essas atividades durante a noite diminui o tempo de absorção do organismo, e pode prejudicar a liberação de outras substâncias do sono. Além disso, o corpo deixa de processar corretamente as vitaminas e minerais relacionadas a exercícios, como a Vitamina B12 e o Zinco, por exemplo. O recomendado é praticar atividades até seis horas antes de dormir, para que todos os nutrientes sejam devidamente absorvidos pelo corpo, e não prejudique o descanso.

3. Procure relaxar

Pode parecer uma dica comum, mas uma das formas de aprender como dormir melhor é relaxar o corpo da forma correta. Isso porque o relógio biológico do nosso corpo funciona a partir da produção de determinados hormônios. 

Isso porque, o cortisol também é uma substância emitida em momentos de estresse, e, consequentemente, responsável por deixar nosso corpo mais alerta, danificando a qualidade do sono. Por esse motivo, muitos especialistas recomendam hábitos de relaxamento antes de dormir, como banhos quentes, utilização de aromas tranquilizadores e outras práticas que funcionem para você.

Além disso, vale a pena ingerir nutrientes que contribuem para diminuir os níveis de cortisol, como o Magnésio e vitaminas do complexo B, como a B6.

4. Consuma alimentos leves

É de conhecimento geral que comer alimentos muito pesados antes de dormir prejudica o sono. Isso também acontece por questões hormonais. Afinal, o organismo também libera outras vitaminas, como a grelina, conhecida como hormônio da fome, e a secretina, hormônio da saciedade, que são produzidos pelo estômago. 

No entanto, quando realizamos determinados tipos de refeição, o sistema precisa emitir outras substâncias para realizar a correta digestão e processar os nutrientes que precisamos. Nesse caso, deixa de produzir os hormônios que colaboram para o descanso do organismo, levando a dificuldade para pegar no sono, ou mesmo indigestões, por exemplo.

Dessa forma, para saber como dormir melhor, é importante optar por alimentos mais leves, e vitaminas fáceis de absorver, como Vitamina C e o ferro.

 

Como dormir melhor caso os hábitos não funcionem?

A maioria dos especialistas recomendam buscar maneiras de aumentar a qualidade do sono de forma natural, para otimizar a restauração do organismo. No entanto, algumas pessoas podem não ser capazes de colocar esses hábitos em prática, por uma série de motivos.

Nesse caso, é possível aprender a como dormir melhor mesmo sem ter uma rotina inteiramente saudável como recomendada. Uma das alternativas é utilizar produtos que possam repor os hormônios em falta no organismo, principal motivo que dificulta o descanso. Dessa forma, você poderá ter um sono reparador, sem comprometer seu organismo com substâncias prejudiciais ou artificiais.

Por isso, se estiver com dificuldade de aprender como dormir melhor, mesmo aplicando esses hábitos, procure vitaminas naturais e certificadas para auxiliar o seu organismo durante o descanso.

 

Clique aqui e conheça os produtos da Vitamine-se que ajudam na qualidade do sono.