CUSTOM CSS
AlsoBuyMinicart Settings 2

Quais são os 6 principais benefícios da melatonina?

Fotografia de mulher de meia idade sorridente com os benefícios da melatonina

Conhecida como hormônio do sono, os benefícios da melatonina vão muito além de uma noite de descanso revigorante. Sua ligação direta com o ciclo circadiano faz com que a substância possua influência em todas as funções que o corpo precisa desempenhar quando desperto ou adormecido. 

O ciclo circadiano refere-se a um ciclo biológico aproximadamente de 24 horas que influencia diversos processos fisiológicos e comportamentais em seres humanos, animais e até mesmo em alguns micro-organismos. Esses ritmos desempenham um papel importante na regulação do sono, do metabolismo, do sistema imunológico e de outras funções do corpo.

Quem nunca ouviu falar que para uma boa noite de sono, é preciso desempenhar atividades durante o dia que gastem a energia do corpo? Ou, para ter disposição no cotidiano, uma rotina respeitando algumas boas horas de descanso é fundamental? Pois bem, nota-se uma correlação de dependência entre ambos os fatores. E, a melatonina é uma das substâncias que possui influência direta nesse ciclo. 

Quer entender melhor sobre os benefícios da melatonina e suas influências sobre o corpo humano? Veja o conteúdo completo que a Vitamine-se preparou para você!

Para que serve a melatonina?

A melatonina é um hormônio que tem como principal função controlar o relógio biológico do organismo, conforme comentamos brevemente no início. Sua produção é feita e liberada pela glândula pineal, localizada em nosso cérebro. 

Ela controla nosso ciclo circadiano, pois é uma substância que atua diretamente na capacidade de adormecimento do corpo. Quando a incidência de luz diminui ao cair da noite, nosso corpo começa a relaxar para conseguir repousar e recuperar as energias gastas durante o dia. 

A glândula pineal que, até então, estava somente produzindo a melatonina, inicia a liberação da mesma ao organismo conforme a diminuição de estímulos luminosos e visuais. O hormônio inicia sua atuação no corpo aumentando a sensação de sonolência, de modo a conduzir o organismo a adormecer. 

Confira a seguir um vídeo do Dr. Drauzio Varela sobre a melatonina e suas funções:

Quais são os principais benefícios da melatonina?

Agora que você já relembrou para que serve brevemente, é o momento de acompanhar os benefícios da melatonina no organismo a seguir!

1. Indução ao sono profundo

O primeiro e mais óbvio benefício da melatonina é a sua contribuição para que o corpo adormeça profundamente. Afinal, ao cair da noite e durante a primeira hora dormida, há a liberação de cerca de 40% da quantidade diária do hormônio para a indução do sono. Nas próximas 6 horas haverá a liberação da quantia restante, de modo a contribuir para um corpo em repouso e sono profundo.

Neste sentido, ela desempenha um papel central na regulação do ritmo circadiano, que é o ciclo natural de aproximadamente 24 horas que controla vários processos biológicos, incluindo o ciclo sono-vigília.

Esse ritmo é influenciado pela exposição à luz e escuridão. Durante a noite, quando a luz diminui, a glândula pineal no cérebro começa a produzir melatonina em resposta à escuridão, sinalizando ao corpo que é hora de dormir. Isso torna a melatonina um “sinalizador” natural do corpo para o início do sono.

Leia também: Melatonina: Guia completo sobre o hormônio do sono

2. Proporciona maior qualidade de sono

Homem dormindo

À medida que o corpo consegue relaxar completamente e adormecer em um sono profundo, consequentemente a qualidade do sono é melhorada. Pois, o organismo tem o período de sono adequado para recuperação de sua energia. 

Além disso, despertares durante à noite também fazem total diferença em uma boa noite de sono. E, a melatonina também auxilia para que esses eventos aconteçam com menor frequência. Vale ressaltar que durante o sono profundo, o corpo se recupera, os músculos relaxam e a sensação de descanso é maior.

Um fator importante a destacar é que ela exerce efeitos sobre a atividade física e a temperatura corporal. À medida que os níveis de melatonina aumentam, a atividade do corpo começa a diminuir, preparando-o para um estado de descanso. A melatonina também contribui para a redução da temperatura corporal, o que é um componente importante para adormecer. A combinação de uma diminuição da atividade e da temperatura corporal cria um ambiente propício para o sono.

3. Colabora com o fortalecimento do sistema imunológico

Apenas sua poderosa atuação como antioxidante já transforma a melatonina como uma grande aliada do sistema imunológico. Isso porque, ela tem a capacidade de modular a resposta inflamatória do corpo. Ajuda também a reduzir a produção de substâncias pró-inflamatórias, como citocinas, e aumentar a atividade de células reguladoras que controlam a inflamação. Isso é particularmente relevante em condições inflamatórias crônicas.

Entretanto, é importante destacar que a privação do sono frequente pode influenciar os níveis de glóbulos brancos no sangue, o que afeta diretamente o sistema imune. Portanto, dormir bem também é fundamental para uma melhora imunológica do corpo.

4. Forte atuação antioxidante 

Outro benefício da melatonina bastante conhecido é sua atuação antioxidante. A substância é muito efetiva na eliminação de radicais livres. Seu efeito tanto em meios aquosos quanto lipídicos é mais um ponto de destaque ao hormônio, já que ela consegue se fazer presente em diversas partes da célula. 

Ela tem grupos funcionais que podem neutralizar radicais livres, que são moléculas instáveis e reativas que podem danificar as células e seus componentes, levando a várias condições de saúde e ao envelhecimento. A melatonina atua como um “varredor” de radicais livres, neutralizando essas moléculas e ajudando a reduzir o estresse oxidativo.

5. Auxilia a regularização do humor

Mais um dos benefícios da melatonina e, consequentemente, uma boa qualidade de sono, é seu efeito para o humor. Quem consegue dormir bem diminui os níveis de cortisol no sangue, o famigerado hormônio do estresse.

A qualidade do sono está diretamente ligada com a regulação do humor e a falta dele é um dos fatores que agrava a irritabilidade, depressão e ansiedade.

Portanto, ao ajudar a melhorar o sono, a melatonina indiretamente contribui para a estabilidade emocional. Ademais, um ciclo circadiano regulado tem menos possibilidade de sofrer com depressão sazonal. Esse quadro é mais frequente em regiões com invernos longos e chuvosos.

6. Coopera para o emagrecimento

emagrecimento (4)

O cortisol também possui a capacidade de colaborar para o aumento de apetite, produção de glicose e dificuldade de queima de gordura. Quando a melatonina auxilia em um sono reparador, o hormônio do estresse pode diminuir no corpo e seus efeitos negativos também.

Assim, embora não seja um supressor direto do apetite, o sono de qualidade influencia o controle do apetite e a regulação de hormônios relacionados à fome, como a leptina e a grelina. Ter um sono inadequado pode levar a desequilíbrios nesses hormônios, aumentando o apetite e tornando mais difícil controlar a ingestão de alimentos. Ao melhorar o sono, indiretamente, afeta o controle do apetite.

A melatonina também está envolvida na regulação do metabolismo energético. Distúrbios no ritmo circadiano, como aqueles experimentados por pessoas que trabalham por turnos, podem levar a desequilíbrios no metabolismo e ao ganho de peso. A melatonina atua para a estabilização dos ritmos circadianos, que, por sua vez, pode ter impacto sobre o metabolismo.

Quando suplementar a melatonina? 

Com o passar dos anos, os níveis do famoso “hormônio do sono” no organismo vão diminuindo gradualmente. O aumento da utilização de telas durante o período noturno, o estresse oriundo da correria do dia a dia e o fator etário, estão dentre as principais causas para a redução da melatonina no corpo.

Como consequência dessa falta, a qualidade do sono pode ser consideravelmente prejudicada, contribuindo para o aparecimento de sintomas desagradáveis no corpo. Para contornar esse quadro, hábitos de higiene do sono e suplementação podem ser recomendados por profissionais da saúde.

Tanto a higiene do sono, quanto a suplementação da melatonina não precisam de prescrição médica para poderem ser iniciadas. Porém, reforçamos que o acompanhamento médico ou nutricional com um especialista é fundamental para que a suplementação ocorra de maneira mais assertiva. 

Leia também: Melatonina ou triptofano? Qual deles é o mais indicado para a melhora do sono?

Conheça a melatonina da Vitamine-se

A Vitamine-se utiliza inteligência artificial e conhecimento nutricional de alta performance para a produção de suplementos vitamínicos com máximo potencial aproveitado. Para qualidade do sono, possuímos a Melatonina em Gotas com uma fórmula premium, rendimento de até 600 doses e absorção sublingual imediata para facilitação do consumo. 

A fórmula sublingual tem absorção imediata e facilita na deglutição. O recomendado é tomar 1 gota antes de dormir ou conforme orientação profissional. O resultado é melhor quando não há o uso da luz azul do celular.

Melatonina em Gotas da Vitamine-se em Oferta

Melatonina em gotas sublinguais de alta absorção, que auxilia na regulação do ciclo de sono, tem sabor natural do maracujá, fruta conhecida por suas propriedades terapêuticas calmantes. Além disso, boas noites de sono podem ajudar a diminuir o estresse e o apetiteauxiliar na memória, preservar o sistema imune e estimular a beleza.

Em destaque