Postado 21 de setembro de 2022 em Performance, Saúde, Vitaminas e Suplementos por Vitamine-se
Muitas vezes abordadas como sinônimos, a Vitamina D e a Vitamina D3 manifestam-se em diferentes níveis. Para te ajudar a entender melhor a diferença entre elas e tornar a sua escolha na hora de comprar um suplemento mais assertivo, desenvolvemos um guia completo com todas as informações. Confira!
Importante para a regular a concentração de cálcio no organismo, a Vitamina D (ergocalciferol) é uma uma fonte para fortalecer os ossos e dentes. Melhora também o sistema imunológico, auxiliando na prevenção de doenças, como a diabetes e a pressão alta.
Sua deficiência pode causar algumas alterações nos ossos, como a osteomalácia ou, até mesmo, o raquitismo em crianças em fase de desenvolvimento e a osteoporose em adultos. Além disso, a falta da Vitamina D está diretamente relacionada com a falha do sistema imunológico, deixando o organismo vulnerável a gripes e resfriados.
A Vitamina D3, também conhecida como colecalciferol, é produzida através do contato da luz solar com a pele, além do consumo de alguns alimentos específicos, como peixes e leite.
A ausência da Vitamina D3 no organismo pode causar alguns sintomas, como depressão, osteoporose, diabetes, perda de força muscular, doenças do coração, doenças autoimunes, além de gripes e resfriados.
Em termos técnicos, a principal diferença entre a Vitamina D e a Vitamina D3 são as cadeias laterais, que promovem a variabilidade química dos aminoácidos, embora sejam utilizadas pelo corpo humano da mesma maneira. Entretanto, na hora de escolher um suplemento, é importante entender, na prática, a diferença entre elas. Veja a seguir!
A principal diferença se dá, principalmente, nas fontes encontradas destas Vitaminas. Por exemplo, enquanto a Vitamina D3 é produzida pelo próprio organismo, em contato com a luz solar, podendo também ser encontrada em alguns alimentos de origem animal e vegetal, a Vitamina D pode ser encontrada apenas em alimentos de origem animal e suplementos.
Outro ponto de destaque vai para a Vitamina D3, que apresenta uma meia vida maior que a Vitamina D, resultando em níveis ativos elevados de vitamina.
>> Veja 7 Sinais da falta de vitamina D no organismo!
Além do consumo e produção natural da Vitamina D, a suplementação pode trazer diversos benefícios, como:
Antes de tomar Vitamina D, lembre-se de consultar seu médico ou nutricionista! Isso porque as doses recomendadas variam de acordo com a idade. Comumente indicada a ser consumida durante refeições, confira as quantidades indicadas:
Ao contrário da teoria popular, longos períodos de exposição solar não causam excesso de Vitamina D, visto que o corpo humano consegue armazená-la no tecido adiposo e só a ativa a quantidade necessária. Casos de superdosagem são raros e tendem a acontecer por excessos na suplementação oral, surgindo sintomas como a hipercalcemia (excesso de cálcio no sangue), manifestando-se por:
Lembre-se de consultar seu médico ou nutricionista para descobrir a dosagem ideal para o seu organismo!
Agora que você já aprendeu sobre a diferença entre a Vitamina D e a Vitamina D3, venha conhecer os suplementos da Vitamine-se. Estamos diariamente dando dicas sobre saúde e bem-estar em nosso Instagram!
E, caso esteja na dúvida de qual é o suplemento mais adequado para seu estilo de vida, acesse nosso quiz e receba um resultado personalizado de um combo de vitaminas e minerais!