CUSTOM CSS
AlsoBuyMinicart Settings 2

Confira quais são as principais dúvidas sobre o colágeno

Imagem ilustrando colágeno em várias formas num fundo rosa

O colágeno é uma das proteínas mais importantes para o nosso organismo. Em especial porque, além das funções internas, ele também é importante para a belezado nosso maior órgão: a pele.

Por conta do envelhecimento, a pele, cabelo e unhas ficam fracas e começam a perder sustentação. Pés de galinha, manchas na pele, rugas e outros problemas começam a ficar comuns.

Com as pessoas cada vez mais preocupadas com sua saúde e qualidade de vida, a aparência da pele ficou cada vez mais evidente. Abaixo, separamos algumas das principais dúvidas sobre colágeno para te ajudar a entender melhor sobre esse nutriente. Vamos lá?

O que é o colágeno?

O colágeno é um tipo de proteína, sendo uma das mais importantes quando o assunto é funcionalidade no nosso organismo. Basicamente é responsável por dar elasticidade e estrutura de diversas, como: peles, cartilagens, músculos e outras regiões.

Além disso, atua também na regeneração de células, além da capacidade de hidratação dos tecidos, o que é fundamental para a cicatrização e completa recuperação das áreas afetadas. Pense no colágeno como uma “cola” para os tecidos do corpo.

Abaixo, separamos algumas dúvidas sobre o colágeno mais comuns:

1. Como é produzido o colágeno?

Nosso organismo produz o colágeno naturalmente, através de processos de síntese. Basicamente, nosso corpo quebra as enzimas de proteína obtidas através da alimentação e as transforma em diferentes subprodutos para serem utilizados.

Porém, a síntese do colágeno e sua transformação nesse nutriente essencial para a saúde dos nossos tecidos é um pouco mais delicada. Para que seja devidamente aproveitada como tal, o organismo depende, principalmente, da vitamina C

Veja também: Quais são os principais tipos de colágeno?

2. O corpo para de produzir este composto?

A resposta, infelizmente, é sim. Em especial depois dos 50 anos, onde a produção fica ainda mais crítica: nosso organismo consegue produzir apenas 35% do colágeno que precisamos para manter a saúde e beleza da pele e outras estruturas.

Por isso, fica tão comum nessa idade o aparecimento de diversas doenças crônicas, além do quesito estético:

  • Osteoporose;
  • Osteoartrite
  • Artrite reumatóide;
  • Doenças de pele e diversas outras condições. 

3. O corpo masculino difere do feminino na produção de colágeno?

Aqui a resposta também é sim. Por características naturais, a pele do homem tem camadas mais grossas, representando 25% mais estrutura do que a da mulher. Portanto, o corpo masculino precisa produzir mais colágeno.

Além disso, outra diferença se encontra na perda de produção do nutriente. Os homens tem um declínio porcionado e lento, enquanto as mulheres tem perda mais repentina, em especial pós-menopausa. 

4. Algum alimento ajuda?

Você provavelmente já viu alguém recomendando comer determinados alimentos – como cartilagem de frango, barbatanas e gelatinas – eles são a chave para melhorar a produção do seu colágeno. Mas a realidade é bem diferente: não é o alimento em si que vai ajudar nesse aspecto, mas sim seus nutrientes.

Fora que, no caso da gelatina, não existe nenhum valor nutricional para tal – é um composto de química e corantes. No caso, os alimentos que vão ajudar na sua produção de colágeno são os ricos em Vitaminas C e E, uma vez que ajudam diretamente na produção e absorção do nutriente. Por isso é tão importante saber as respostas para as principais dúvidas sobre o colágeno.

Veja também: Colágeno VERISOL® em Pó: tudo que você precisa saber sobre!

5. E como repor os níveis de colágeno?

Uma forma bastante comum de tentar minimizar a falta de colágeno e auxiliar na manutenção do nutriente, é através da suplementação. Afinal, ela já é muito comum para ajudar na reposição de vitaminas e minerais.

O uso de suplementos de colágenos ainda vem sendo de grande estudo, mas tem algumas vantagens – tratando doenças como artrose e osteoporose. Mas antes de sair comprando, existe um ponto de atenção.

O ideal é que o suplemento contenha o colágeno hidrolisado. Esse subproduto é obtido através dos ossos e cartilagens bovinas. Ele é o mais recomendado pela sua composição: 90% de proteínas, 2% de minerais e 8% de água – essencial para absorção desse nutriente.

O colágeno é uma das proteínas mais funcionais e importantes do nosso organismo. Afinal, atua diretamente nos tecidos, que tendem a sofrer mais agressões e serem afetados pela ação dos radicais livres. 

Ter hábitos de vida saudáveis – como alimentação rica em nutrientes, prática de exercícios físicos, sem vícios e etc – são grandes aliados para manter em dia o seu colágeno. Afinal, seu corpo reflete a vida que você leva.

Agora que você já sabe a resposta das principais dúvidas sobre o colágeno, adquira já o Colágeno Anti-Age com VERISOL® da Vitamine-se e comece hoje mesmo a cuidar do seu corpo e manter o nível do nutriente em dia!