CUSTOM CSS
AlsoBuyMinicart Settings 2

Quais são os principais tipos de colágeno?

Colágeno em pó solúvel para representar os tipos de colágenos existentes

O colágeno é uma proteína queridíssima de quem procura manter a pele sadia e rejuvenescida. Mas existem muitos outros benefícios em suplementar o organismo com ela — e, para alcançar o resultado esperado, recomendamos que você conheça os diferentes tipos de colágeno.

Como cada um deles tem uma definição e objetivo específicos, o ideal é saber qual tem mais a ver com os seus interesses. Por isso, nos tópicos abaixo, a gente vai falar mais a respeito da proteína, onde encontrá-la e os benefícios proporcionados por cada tipo.

 

O que é o colágeno?

Para a sintetização do colágeno, o organismo precisa de vitaminas (A e C), cobre, zinco e aminoácidos. Ou seja: ele é produzido naturalmente pelo nosso próprio corpo.

E seus benefícios são bastante variados, indo desde a manutenção das articulações e tecidos à estrutura da pele, garantindo que ela seja mais resistente, elástica e hidratada.

Olha só, inclusive, a importância do colágeno para o corpo: pouco mais de 30% do total de proteínas pertence aos diferentes tipos de colágeno. Na pele, por exemplo, os tipos I e II são predominantes.

São quase 30 tipos de colágeno, no total, mas quatro deles se destacam. E é sobre eles que vamos falar melhor a respeito no próximo tópico!

 

Quais são os principais tipos de colágeno?

Colágeno tipo I

Esse é o tipo de colágeno mais presente em nosso corpo e, também, o mais resistente à tensões. Por isso, ele tem tanto valor na saúde e manutenção da pele e dos ossos, tendões e dentes. 

Ao consumir esse tipo de colágeno frequentemente, é possível fortalecê-lo e suprir a carência que nosso corpo passa a sentir ao longo dos estágios da vida. Especialmente, à medida que envelhecemos, que é quando a densidade do colágeno e da elastina na derme diminuem.

Assim, também perdemos um pouco da elasticidade natural da pele. E o que acontece, nessas situações: a pele fica menos firme e os contornos faciais começam a desalinhar, promovendo a chegada e a proliferação de linhas de expressão e sulcos.

Mas o colágeno tipo I tem outros benefícios além da recuperação e do fortalecimento da elasticidade da pele, como:

  • deixá-la mais firme;
  • prevenir (e evitar) o desalinhamento dos contornos faciais; 
  • combater as linhas de expressão e rugas.

Colágeno tipo II

Outro dos mais populares tipos de colágeno, o tipo II está presente nas cartilagens e tem um papel de grande relevância no uso de articulações — como os joelhos.

E olha só como o colágeno tipo II é importante: ele contribui para evitar o desgaste precoce dos ossos também. O que é de grande benefício para prevenir-se contra a artrose, por exemplo (um processo inflamatório crônico). Um problema que, inclusive, afeta 20% dos adultos brasileiros.

Assim, podemos listar benefícios diversos ao suplementar o organismo com o colágeno tipo II, como:

  • melhora dos sintomas inflamatórios na cartilagem;
  • alívio de dores nas articulações;
  • promoção da densidade óssea;
  • reforço à cartilagem articular.

Colágeno tipo III

Embora tenha sua participação na composição da pele, o colágeno tipo III tem mais presença nas artérias, na musculatura dos intestinos e também em outros órgãos, como:

  • fígado;
  • útero;
  • baço;
  • rins.

Ele também tem como grande propriedade a capacidade elástica. Por isso, tem sua relevância na saúde da pele, mas também favorece em outras formas para você cuidar do corpo.

Colágeno tipo IV

Por fim, o colágeno tipo IV, cujas moléculas se prendem umas nas outras — diferentemente dos outros tipos de colágeno —, compondo uma espécie de tela em sua composição. E, com isso, torna-se um elemento indispensável para a saúde de todas as células do corpo, basicamente.

Leia também: Colágeno VERISOL® em Pó: tudo que você precisa saber sobre!

 

Como suplementar colágeno por meio da alimentação?

Existem boas fontes de alimentos que ajudam a melhorar os índices de colágeno no organismo. E a maioria delas têm origem animal. Veja, a seguir, alguns exemplos:

  • pele de animais (como gado, porcos, aves e peixes);
  • caldo de ossos dos mesmos animais;
  • clara de ovos;
  • derivados do leite de vaca
  • grãos, como lentilha, feijão e ervilha;
  • nozes.

Qual é a importância de suplementar?

Você viu que, independentemente dos tipos de colágeno, o corpo precisa de um auxílio de qualidade para sustentar esses benefícios fundamentais para a manutenção da nossa saúde e qualidade de vida, né?

E isso acontece por diversos motivos — naturalmente, inclusive, à medida que envelhecemos. Por isso, conhecer os diferentes tipos de colágeno ajuda a identificar os melhores ingredientes e produtos que podem auxiliar na suplementação de colágeno.

E nós podemos ajudar nessa busca por um auxílio de qualidade por meio de uma suplementação de colágeno, sabia?

Dê uma conferida em no site da Vitamine-se para descobrir quais produtos temos a oferecer e, assim, garantir um reforço pontual de acordo com as suas necessidades e objetivos!

Em destaque