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Qual a vitamina ideal para melhorar a função cognitiva?

Vitamina ideal para melhorar a função cognitiva: mulher com as mãos no rosto.

A saúde cognitiva é fundamental para a qualidade de vida, já que está relacionada à capacidade de processar informações, memória, atenção, linguagem, percepção, raciocínio e tomada de decisões. A cognição é afetada por uma série de fatores, incluindo envelhecimento, lesões cerebrais, doenças neurodegenerativas e estresse crônico. Sendo assim, o uso de vitamina é ideal para melhorar a função cognitiva e auxiliar nas atividades do dia a dia.

Existem nutrientes que podem ajudar, como as vitaminas. Em alguns casos, a suplementação é indicada com o objetivo de melhorar a função cognitiva. No entanto, é necessária uma avaliação médica para indicar o suplemento adequado.

A importância da função cognitiva

Pessoa jogando xadrez.
Cuidar da função cognitiva é essencial para que, no futuro, não haja o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

A saúde cognitiva é fundamental para o bem-estar humano em todas as fases da vida, já que é essencial para o desempenho de atividades diárias, como estudar, trabalhar, dirigir, cozinhar, socializar e cuidar de si. A função cognição também está associada à felicidade, bem-estar emocional e satisfação com a vida.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 55 milhões de pessoas em todo o mundo são diagnosticadas com demência, uma doença neurodegenerativa que causa declínio cognitivo e incapacidade progressiva. Há estimativas que esse número pode chegar a 74,7 milhões, em 2030, e 131,5 milhões, em 2050.

Esses dados só reforçam a importância de cuidar da saúde cognitiva desde cedo e buscar formas de prevenir ou retardar seu declínio.

Preservar a saúde cognitiva é importante para todas as idades, mas especialmente para os idosos, pois a deterioração cognitiva afeta a independência, a qualidade de vida e a capacidade de realizar atividades diárias. Para manter a saúde cognitiva, é necessário adotar hábitos saudáveis ​​que promovam a saúde do cérebro.

Neste contexto, uma dieta equilibrada e rica em nutrientes, incluindo vitaminas e antioxidantes, é imprescindível. O exercício físico regular também age para a melhora da função cognitiva, aumentando o fluxo sanguíneo e o oxigênio para o cérebro. O sono adequado e a redução do estresse também são importantes, pois ajudam a reduzir a inflamação e o estresse oxidativo causado pelos radicais livres que podem afetar o cérebro.

Além disso, o engajamento cognitivo, como a leitura, jogos mentais e aprendizado de novas habilidades também são indicados para manter o cérebro ativo.

Alimentos saudáveis.
As vitaminas com função antioxidante são consideradas importantes para a saúde cognitiva.

A melhor vitamina para a saúde cognitiva

As vitaminas são compostos orgânicos essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo. Elas são encontradas em alimentos, suplementos e também produzidas pelo próprio corpo em algumas circunstâncias. 

Para a saúde cognitiva, as vitaminas mais importantes são a C, E, B6 e B12. Então, vamos saber um pouco mais sobre elas:

Vitamina C

A vitamina C é um antioxidante que protege as células cerebrais dos danos causados pelos radicais livres e também está envolvida na produção de neurotransmissores, como a dopamina e a norepinefrina. 

Pesquisas apontam que a vitamina C incide na melhora da função cognitiva em idosos saudáveis e em pessoas com doença de Alzheimer. 

Podemos encontrar a vitamina C em frutas cítricas, como laranja, limão e acerola, além de kiwi, morango, pimentão e brócolis.

Vitamina E

A vitamina E também é um antioxidante que protege as células do cérebro do estresse oxidativo que causa danos ao DNA e proteínas.

Ela é encontrada em alimentos como nozes, sementes, azeite de oliva, abacate, espinafre e brócolis.

Vitamina B6

A vitamina B6 é importante para a produção de neurotransmissores, substâncias químicas que permitem a comunicação entre as células cerebrais. 

Ela também está envolvida no metabolismo de aminoácidos e na síntese de hemoglobina, uma proteína presente nos glóbulos vermelhos que transporta oxigênio para os tecidos. A vitamina B6 atua na melhora da função cognitiva, sendo especialmente necessária para a saúde cerebral dos idosos.

Esta vitamina é encontrada em alimentos como frango, peixe, batata, banana e cereais integrais.

Vitamina B12

A vitamina B12 é importante para a produção de mielina, uma substância que reveste os axônios dos neurônios e permite a transmissão rápida e eficiente de impulsos nervosos. 

A deficiência de vitamina B12 pode causar danos permanentes aos nervos e problemas cognitivos, incluindo dificuldade de concentração, confusão e demência. Estudos sugerem que a vitamina B12 age na melhora da função cognitiva e também previne o surgimento de doenças degenerativas.

Esta vitamina é encontrada principalmente em alimentos de origem animal, como carne vermelha, peixe, leite e ovos.

Além dessas vitaminas, outros nutrientes e compostos são benéficos para a saúde do cérebro, como os ácidos graxos ômega-3 encontrados em peixes gordurosos, nozes e sementes, e os flavonoides encontrados em frutas, legumes e ervas para usadas para fazer chás.

Não podemos dizer que há uma vitamina melhor, já que os nutrientes trabalham em conjunto. Portanto, reforçamos a importância de ter uma dieta equilibrada e variada para obter todos os nutrientes necessários para a saúde cognitiva.

Embora a suplementação de vitaminas possa ser útil para pessoas com deficiências nutricionais, lembre-se que altas doses de vitaminas causam efeitos colaterais prejudiciais à saúde. Por isso, antes de iniciar qualquer tipo de suplementação procure um médico ou nutricionista que irá fazer uma avaliação e solicitar exames para analisar seu quadro de saúde e o nutriente que precisa ser suplementado.

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