CUSTOM CSS
AlsoBuyMinicart Settings 2

O fenômeno Astaxantina: o que é, para que serve e quais os benefícios desse supernutriente

Mulher sorrindo e se olhando no espelho

Nos últimos anos, um nome tem ganhado destaque no mundo da nutrição e da saúde: a Astaxantina. Tudo isso por conta de suas propriedades únicas e potencial para melhorar diversos aspectos da saúde. 

Esse pigmento natural, conhecido por sua coloração avermelhada, tem despertado o interesse de pesquisadores e entusiastas da saúde devido aos seus potenciais benefícios. 

Neste texto, vamos explorar o que exatamente é a Astaxantina, suas fontes naturais e suplementares, além de investigar os diversos benefícios que esse supernutriente pode oferecer para a saúde humana. Fique com a gente até o final para descobrir como otimizar ainda mais sua saúde!

Conheça a impressionante astaxantina

A Astaxantina é um pigmento carotenóide encontrado em várias formas de vida aquática, como microalgas, salmão, camarão e outros crustáceos. Sua tonalidade vermelha é responsável por conferir a cor característica a esses organismos. 

Além disso, ela é notável por suas propriedades antioxidantes, que desempenham um papel crucial na proteção das células contra danos oxidativos.

A maior fonte natural de Astaxantina são as microalgas da espécie Haematococcus pluvialis. Elas produzem esse carotenóide com coloração vermelha/alaranjada/rosada quando se sentem ameaçadas por água insuficiente, excesso de sol ou temperaturas inadequadas para a sobrevivência. Ou seja, em situação de estresse, desenvolvem esse nutriente tão poderoso como forma de autodefesa.

Haematococcus pluvialis vista no microscópio.
Haematococcus pluvialis vista no microscópio.

Essas microalgas fazem parte da cadeia alimentar de algumas espécies marinhas. Entre elas, camarões e lagostas. Não à toa, esses crustáceos têm o mesmo tom rosado da Haematococcus pluvialis.

Como posso consumir Astaxantina: fontes de alimentação

A Astaxantina é mais comumente encontrada em organismos que se alimentam de microalgas ricas nesse pigmento. Confira os principais alimentos:

Salmão, truta e sardinha

 O salmão é uma das fontes mais conhecidas de Astaxantina. Peixes que se alimentam de microalgas ricas nesse pigmento acumulam Astaxantina em seus tecidos, conferindo a eles sua característica cor rosa ou vermelha.

O alimento que apresenta maior concentração de Astaxantina é o salmão, principalmente o tipo selvagem. Cerca de 165 g dessa qualidade de salmão possui aproximadamente 3,6 mg de Astaxantina.

Alimentos ricos em Astaxantina.

Assim como o salmão, outros peixes de água doce e salgada também podem conter quantidades significativas de Astaxantina, como a truta e sardinha.

Camarão e frutos-do-mar

Camarões, caranguejos e outros crustáceos também contêm Astaxantina em seus tecidos devido à sua dieta. 

Microalgas

As próprias microalgas, onde a Astaxantina é naturalmente produzida, podem ser consumidas como suplementos ou incorporadas em alimentos como smoothies ou suplementos nutricionais verdes.

Benefícios da Axtaxantina

Como é considerada um supernutriente, a Axtaxantina possui diversos benefícios para a saúde. Entre os principais, destacamos:

Saúde Ocular

A capacidade antioxidante ajude a prevenir a degeneração macular relacionada à idade, uma condição que pode levar à perda de visão em pessoas idosas.

Saúde da Pele

A Astaxantina também demonstrou ter efeitos positivos na saúde da pele. Sua capacidade de neutralizar os radicais livres causados pela exposição ao sol e outros fatores ambientais contribui para a prevenção do envelhecimento precoce da pele e a redução de danos cutâneos.

mulher mostrando o colo

Ela atua na proteção da pele, suavizando as rugas, manchas e marcas de expressão, além de garantir proteção contra danos externos, como raios UV, poluição e outras toxinas. Definitivamente, esse nutriente é um item indispensável para o seu skincare.

Leia também: Tudo o que você saber para ter uma pele saudável

Desempenho Esportivo

Atletas e entusiastas do esporte podem encontrar na Astaxantina um aliado interessante, já que ela pode melhorar a resistência durante o exercício, reduzir a fadiga muscular pós-treino e acelerar a recuperação após atividades intensas.

Mente brilhante

O cérebro também é beneficiado pelo poder da Astaxantina. Ela protege os neurônios e atrasa a taxa de declínio cognitivo, que é muito comum com o passar da idade. Essa vantagem aponta para um caminho na luta contra doenças cerebrais, como demência e Alzheimer.

Leia também: Qual a vitamina ideal para melhorar a função cognitiva

Analgésico e anti-inflamatório natural

A ação anti-inflamatória da Astaxantina tem efeito analgésico em dores nas articulações. O resultado positivo se estende por doenças crônicas, como artrite e síndrome do túnel do carpo.

Outra vantagem: por se tratar de um analgésico natural, não tem efeitos colaterais. 

Leia também: É possível desinflamar o corpo com anti-inflamatório natural?

Coração blindado

A Astaxantina é um antioxidante excepcionalmente forte. Ela neutraliza os radicais livres no corpo, reduzindo o estresse oxidativo. Isso é importante para a saúde cardiovascular, pois o estresse oxidativo está associado a danos nas células, inflamação e doenças cardíacas.

mulher correndo em pista de atletismo

Esse nutriente melhora a circulação sanguínea e a pressão arterial. Além disso, ele contribui para a redução dos níveis de triglicerídeos, o chamado colesterol ruim, e melhora os níveis de HDL, o colesterol bom. Todas essas ações turbinam a saúde do coração, pois diminuem o acúmulo de gordura e colesterol nas artérias.

Mais fertilidade e testosterona para o homens

Pesquisadores apontam a relação entre o consumo de Astaxantina e o aumento da fertilidade masculina. Como os radicais livres (sempre eles!) atacam os espermatozoides, o poder antioxidante do carotenoide melhora a qualidade do sêmen. Casais com dificuldades para engravidar, podem conversar com um médico de confiança sobre esses estudos.

As boas notícias sobre a ação do nutriente no organismo masculino não param por aí. A Astaxantina ajuda na preservação da testosterona que, normalmente, tem os níveis reduzidos após os 40 anos. Na prática, ela ajuda a tornar mais lenta a diminuição da massa muscular, da energia e da libido.

Suplementação de Astaxantina

A Astaxantina emergiu como um supernutriente devido aos seus múltiplos benefícios para a saúde. Sua presença em alimentos naturais e a possibilidade de suplementação oferecem diversas maneiras de incorporá-la à dieta. Ao valorizar o potencial deste antioxidante, estamos caminhando em direção a uma vida mais saudável e equilibrada, fortalecendo tanto nosso corpo quanto nossa visão para o futuro.

Embora ela possa ser obtida através da alimentação, algumas pessoas optam por suplementos para garantir uma ingestão consistente desse antioxidante. Para o nosso organismo lucrar com os benefícios oferecidos pelo carotenoide, seria necessário consumir uma quantidade muito elevada de peixes e crustáceos ao dia. Algo como, por exemplo, 500 g de salmão selvagem diariamente. Quase impossível, né? Por isso a suplementação é uma ótima opção!

Na Vitamine-se temos o Colágeno em Pó com VERISOL® com adição de Astaxantina e Ácido Hialurônico para atuar na proteção aos radicais livres que causam envelhecimento e hidratação da pele.

colágeno anti-age da vitamine-se

É importante ressaltar que a dosagem adequada e a orientação de um profissional de saúde são essenciais ao considerar qualquer forma de suplementação.

Colágeno da Vitamine-se!

Mantenha a sua saúde da sua pele em dia com colágeno hidrolisado. Cuide de dentro para fora e fique ainda mais bela naturalmente. Consuma nosso nutriente de rápida absorção e repleto de benefícios para o seu organismo. Suavize linhas de expressão, rugas, celulites e estrias mantendo os níveis dessa proteína sempre adequados.