Postado 15 de setembro de 2023 em Artigos
Você já percebeu como uma boa sessão de exercícios pode deixar seu corpo revigorado e sua mente mais calma? A atividade física não apenas traz benefícios para a saúde geral, mas também desempenha um papel fundamental na qualidade do nosso descanso. Se você está em busca de uma maneira natural e eficaz de melhorar o sono, a resposta pode estar na prática regular de exercícios.
Praticar exercícios regularmente não só contribui para uma vida mais saudável e ativa, mas também desempenha um papel fundamental na regulação de hormônios importantes para a regulação do nosso sono.
Junto, ainda é uma forma natural de gastar energia, o que faz com que você fique mais cansado de uma forma saudável e tenha mais facilidade para pegar no sono e entrar em sono profundo.
Confira a seguir como melhorar seu sono através da atividade física!
A atividade física influencia em diversos aspectos relacionados ao sono, já que atua em áreas importantes da nossa saúde e bem-estar. Um dos maiores exemplos é a nossa saúde mental, levando em conta que o exercício físico reduz os níveis de estresse e ansiedade.
Isso acontece porque durante a prática de atividades físicas nosso corpo libera endorfinas, substâncias químicas que são responsáveis pela sensação de bem-estar e relaxamento do corpo e da mente.
Outro ponto importante é a fadiga física causada pela prática de atividades físicas: quanto mais cansados fisicamente estamos, maior a chance de entrarmos em sono profundo e reparador durante a noite.
Além disso, a atividade física regular evita problemas como obesidade, que acabam causando distúrbios do sono, como, por exemplo, a apneia. Esses distúrbios impactam diretamente na qualidade do descanso e podem até causar problemas de saúde mais sérios.
O exercício físico ainda atua na regulação hormonal, importante para a regulação do ritmo circadiano, relaxamento e bem-estar como um todo.
A melatonina é conhecida como o hormônio do sono, e é produzido pela glândula pineal no cérebro. É esse hormônio o responsável por dizer ao cérebro quando é dia e quando é noite, induzindo à sensação de relaxamento e descanso no momento certo.
Quando a melatonina está desregulada em nosso organismo, dificilmente conseguimos manter uma rotina de sono de qualidade e nosso ritmo circadiano acaba ficando desregulado.
A serotonina é conhecida como hormônio da felicidade, e é um neurotransmissor responsável por regular não somente o humor, mas também o apetite e sono. Isso porque a serotonina também está ligada com a produção da melatonina, e quando está em níveis baixos em nosso corpo, acaba impactando na qualidade do sono.
Durante a prática de atividades físicas, nosso corpo libera endorfinas, hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar e relaxamento. Quanto maior os níveis de endorfina em nosso corpo, mais fácil o cérebro entra em estado de relaxamento, além de reduzir os níveis de ansiedade e estresse que podem levar a quadros de insônia.
Leia também Como lidar com a insônia: dicas e tratamentos
O exercício também atua na produção do hormônio do crescimento, fundamental para a reparação dos tecidos musculares e ósseos, atuando também em uma noite de sono restauradora e profunda. Pouco hormônio do crescimento pode resultar em noites de sono agitadas.
O resultado de um estudo publicado no The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism mostrou que indivíduos que possuem níveis mais baixos do hormônio do crescimento apresentam maiores problemas em relação à duração e qualidade do sono.
Embora o exercício físico seja uma excelente forma de regular o sono, é necessário ter cautela. Isso porque as endorfinas liberadas durante a prática de atividades físicas podem fazer com que você fique agitado e eufórico, com uma grande sensação de bem-estar e energia.
Nossa dica é sempre evitar exercícios intensos antes de dormir, e optar pela ioga no período da noite. Além disso, escolha a prática de atividades pesadas como musculação no período da manhã para ajudar a regular o ritmo circadiano do corpo e produção natural de melatonina.
Você também deve escutar os sinais do seu corpo: sempre que você sentir que está mais alerta e com dificuldades de relaxar depois de praticar atividades físicas, pode ser necessário mudar o horário e ajustar sua rotina conforme necessário.
O mais indicado é sempre preferir atividades mais intensas pela manhã e começo da tarde, e atividades mais relaxantes no período da noite. No entanto, isso pode variar de pessoa para pessoa, e muitos indivíduos podem observar uma grande melhoria no sono ao incluir a musculação na sua rotina noturna.
Viu como as atividades físicas podem melhorar o sono e sua qualidade de vida? Comece a incluir exercícios em sua rotina para se beneficiar de sono mais restauradores e noites mais tranquilas. Lembre-se que, caso você não consiga regular seu sono apenas com os exercícios físicos, é essencial buscar ajuda médica para verificar quaisquer possíveis distúrbios de sono que devem ser tratados.
Melatonina em gotas sublinguais de alta absorção, que auxilia na regulação do ciclo de sono, tem sabor natural do maracujá, fruta conhecida por suas propriedades terapêuticas calmantes. Além disso, boas noites de sono podem ajudar a diminuir o estresse e o apetite, auxiliar na memória, preservar o sistema imune e estimular a beleza.