CUSTOM CSS
AlsoBuyMinicart Settings 2

7 benefícios da Vitamina K2 para seu organismo

Mulher comendo.

Você já ouviu falar da vitamina K2?  Trata-se de uma forma de vitamina K, que é uma vitamina lipossolúvel essencial para o organismo humano. Neste texto, vamos falar dos principais benefícios da vitamina K2.

A vitamina K2 possui um papel crucial na coagulação do sangue, além de desempenhar funções importantes na saúde dos ossos e no metabolismo do cálcio.

As formas da vitamina K

Existem várias formas de vitamina K, sendo as mais comuns a vitamina K1 (filoquinona) e a vitamina K2 (menaquinona). A principal diferença entre elas está em suas estruturas químicas e em suas fontes alimentares.

A vitamina K1 é encontrada principalmente em vegetais folhosos verdes, como espinafre, couve e brócolis. Ela é necessária para a produção de fatores de coagulação no fígado, prevenindo sangramentos excessivos.

Prato de Natto, comida japonesa de soja fermentada.
Um prato oriental feito a partir de soja fermentada e conhecido como Natto é tido como uma fonte rica de vitamina K2.

Já a vitamina K2, é sintetizada por bactérias presentes no trato gastrointestinal humano e também pode ser obtida através da alimentação. A principal fonte alimentar de vitamina K2 é a fermentação bacteriana de alimentos como queijos, por exemplo. Contudo, a fonte alimentar tida como mais rica em K2 é o natto, uma comida japonesa feita com soja fermentada.

Leia também: Quais os principais benefícios das Vitaminas D3+K2

Os principais benefícios da vitamina K2 para o organismo

A vitamina K2 é bastante estudada por causa de seus diversos benefícios para a saúde. Dentre eles, destacamos:

1. Melhora da saúde dos ossos

Mulher carregando menina nos ombros em demonstração de força.
Entre os principais benefícios da vitamina k2, sua participação no metabolismo do cálcio, o que é essencial para a saúde dos ossos e dentes.

A função principal da vitamina K2 é ativar proteínas dependentes de vitamina K. Essas proteínas auxiliam no direcionamento do cálcio para os lugares corretos do nosso corpo. 

Sendo assim, a vitamina K2 está diretamente relacionada ao metabolismo do cálcio, já que atua ativando proteínas específicas, conhecidas como proteínas dependentes de vitamina K, como a osteocalcina, responsável por captar o cálcio da corrente sanguínea e direcioná-lo para os ossos.

Isso contribui para a formação óssea adequada e a manutenção da densidade óssea ao longo do tempo.

2. Prevenção à saúde cardiovascular

A vitamina K2 ativa uma proteína chamada matriz Gla (MGP), que tem a função de inibir a calcificação inadequada dos tecidos moles, como as artérias e os vasos sanguíneos. Quando a MGP não é adequadamente ativada pela vitamina K2, ocorre uma maior propensão à calcificação arterial, o que está associado a elevação risco de doenças cardiovasculares.

Esta situação se dá porque quando o cálcio se acumula nas paredes das artérias, há o estreitamento delas, dificultando o fluxo sanguíneo adequado, e aumentando, assim, as chances de doenças cardiovasculares, como arteriosclerose, hipertensão arterial e doença arterial coronariana.

3. Importante para a coagulação sanguínea

A proteína osteocalcina, ativada pela vitamina K2, também tem função na coagulação sanguínea

Isso porque, quando a osteocalcina é ativada, ela atua na sinalização das células sanguíneas, estimulando a produção de trombina, proteína chave na coagulação, por ajudar a formar um coágulo sanguíneo para estancar o sangramento quando ocorre uma lesão no tecido.

No entanto, é imprescindível ressaltar que a vitamina K2 não afeta diretamente a velocidade ou eficácia da coagulação sanguínea. Ela age mais como um cofator, ou seja, uma substância necessária para a coagulação sanguínea ocorrer adequadamente. 

4. Contribui para dentes saudáveis

A atuação da vitamina K2 na saúde dos dentes se explica principalmente pela capacidade de influenciar na formação e manutenção óssea.

A importância da vitamina K2 para os ossos também se aplica à saúde dental, uma vez que os dentes são estruturas ósseas. A falta de vitamina K2 incide em uma menor densidade óssea e uma maior suscetibilidade à perda de dentes e a outros problemas dentários.

5. Atua na função cerebral

Uma das maneiras pelas quais a vitamina K2 agrega benefícios à função cerebral é através de seu papel na redução da calcificação excessiva de tecidos moles, como as artérias cerebrais. 

A presença excessiva de cálcio nesses tecidos pode levar a um fluxo sanguíneo reduzido para o cérebro, o que afeta negativamente a função cerebral e a cognição. 

Além disso, a vitamina K2 também tem participação fundamental na proteção dos neurônios, já que reduz a inflamação, o estresse oxidativo e a neurodegeneração, que são fatores que prejudicam a função cerebral

A vitamina K2 atua ainda na melhora da plasticidade sináptica, que é a capacidade dos neurônios de se comunicarem uns com os outros, o que traz benefícios para a aprendizagem e a memória.

6. Melhora a função hormonal

A vitamina K2 está ligada à regulação dos hormônios, especialmente no que diz respeito ao metabolismo do cálcio e à saúde dos ossos.

O cálcio é essencial para a função hormonal adequada, pois muitos hormônios requerem a presença deste mineral para sua síntese e liberação. Portanto, garantir uma absorção e fixação adequadas de cálcio nos ossos, com a ajuda da vitamina K2, influência indiretamente a função hormonal.

Ademais, a vitamina K2 também está envolvida na produção de hormônios esteroides, como os hormônios sexuais, e tem funcionalidade na regulação da produção de esteroides pelos tecidos endócrinos, como as gônadas (ovários e testículos) e as glândulas adrenais.

7. Fortalecimento do sistema imunológico

Homem e mulher praticando corrida.
Ter os níveis equilibrados de vitamina K2 também contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, o que protege o corpo de doenças.

A vitamina K2 é antioxidante e atua ainda no fortalecimento da resposta imune do corpo a infecções e doenças, pois influencia na regulação da produção de citocinas e a modulação da atividade das células T e B do sistema imunológico.

As citocinas são proteínas que agem na resposta imunológica do corpo. Já as células T e B são responsáveis pela resposta imunológica adaptativa, que é específica para um patógeno ou invasor. 

Em conclusão, a vitamina K2 desempenha funções essenciais em diversos aspectos da saúde e do funcionamento do organismo. Seus benefícios vão além da saúde óssea, incluindo a saúde cardiovascular, a coagulação sanguínea, a saúde dental, a função cerebral, a regulação hormonal e o sistema imunológico.

Por isso, em caso de deficiência de vitamina K2, são indicados mudanças na dieta e suplementação. Consulte um médico ou nutricionista para fazer uma avaliação.

vitamina k2 vitamine-se

Vitamina K2

A Vitamina K2 auxilia na saúde óssea e ainda impede o depósito de cálcio nas paredes dos tecidos moles, direcionando para os ossos, impedindo a calcificação de vasos e artérias. Nossa fórmula exclusiva foi especialmente desenvolvida para os Vitalovers com 19 anos ou mais que buscam uma força extra para os ossos.