Postado 25 de março de 2024 em Artigos, Vitaminas e Suplementos por beatriz.gatz
Para identificar a falta de vitaminas, podemos realizar exames de dosagem, como a B12 e D. Quando um especialista suspeita da carência, ele realiza uma dosagem através da urina. Entretanto, para garantir maior precisão nos resultados, é necessário tomar alguns cuidados, como observar o horário, o laboratório, a forma e interromper o uso de certos medicamentos. Ao saber o que está faltando, é possível realizar um acompanhamento melhor e investir nas doses corretas.
Identificar o que falta e o que temos em excesso, é essencial para manter o bem-estar. Por isso, reunimos nesse post quais os sintomas, como identificar e como suplementar. Continue a leitura para saber mais.
Escutar nosso corpo é o primeiro passo; ou seja, conhecer os sintomas. Quando perceber esses sintomas, procure um especialista para realizar os cuidados de maneira adequada. A seguir, vamos conferir uma lista com os principais sintomas correspondentes a cada vitamina.
Uma vez identificado os sintomas, o médico poderá passar uma série de exames, que são eles. Dessa forma, o hemograma é o principal quando falamos de identificação de falta de vitaminas, medindo os níveis da substância no organismo. No entanto, é necessário que um especialista avalie o resultado para se chegar a uma conclusão, combinando-o com os sintomas.
Uma vez identificada a deficiência, é necessário iniciar a suplementação, que pode ser realizada de duas maneiras, como por exemplo, através do consumo de alimentos ou da ingestão de vitaminas por cápsulas. No caso da vitamina D, é possível a ingestão de cápsulas ou o consumo de atum; gema de ovo; salmão;queijo; cogumelos e ostra. Entretanto, você pode adquirir essa vitamina através dos raios solares; em outras palavras, basta tomar sol de 15 a 20 minutos, 3 vezes por semana.
Em primeiro lugar, é preciso lembrar que a vitamina C está atrelada a imunidade, ou seja, não precisa ter sintomas de deficiência para realizar a ingestão. Sendo assim, a qualquer momento que sinta -se a necessidade de aumentar a imunidade, você pode buscar por capsulas efervescentes ou em gummy. No entanto, é possível realizar a manutenção através do consumo de alguns alimentos, tais como laranja, goiaba, couve-flor, limão e repolho.
Assim como as outras, é possível suplementar a vitamina A por meio de cápsulas; no entanto, é necessário seguir a recomendação de um especialista e escolher produtos de qualidade. Segundo o Ministério da saúde, pode ser encontrado nos seguintes alimentos: folhas verdes, vegetais e frutas amarelas e oleaginosas.
Enquanto isso, para a vitamina B12, existem dua opções. Para casos mais graves como anemia, sintomas neurológicos ou gestantes, a opção injetável, uma vez que age mais rápido e com maior eficiência. Enquanto isso, em casos mais simples, a ingestão de cápsulas é uma ótima opção, pois elas contêm uma dose menor e podem ser utilizadas como forma de manutenção.
Finalmente, o organismo não produz a vitamina E, então precisamos ingeri-la de forma externa. Encontramos ela principalmente em cápsulas de 10mg de forma diária. Encontramos essa vitamina em vegetais folhosos, linhaça, soja, carnes e óleos. O principal, é realizar a suplementação com um acompanhamento médico para que não gere excesso da substância no organismo, o que também causa problemas.
Fique vitaminado com as vitaminas e minerais da Vitamine-se para alcançar resultados ainda mais rápidos. Nossa suplementação está disponível em cápsulas, comprimidos, gotas e gummies, se adequando a forma de consumo que você preferir.
Na Vitamine-se, você também escolhe como combinar suas vitaminas e minerais. Você pode comprá-los avulsos ou adquirir um de nossos multivitamínicos exclusivos conforme os seus objetivos.
Não deixe de experimentar!