Postado 23 de dezembro de 2022 em Saúde
Todas as vitaminas desempenham papel fundamental na manutenção das nossas funções biológicas. E, no caso da cobalamina, os efeitos sobre nosso corpo são ainda mais significativos. E a deficiência da vitamina B12 pode significar um risco muito grande para sua saúde.
A vitamina B12 atua em funções muito mais delicadas e importantes – como a formação do DNA, RNA, células sanguíneas e neuronais. Por esse motivo, de todas as vitaminas do complexo B, é aquela mais armazenada pelo organismo.
Você pode conhecer mais sobre a vitamina B12 em nosso outro artigo e, a seguir, vamos entender quais são os sintomas da deficiência da cobalamina e como ela pode ocorrer:
Os sintomas mais comuns relacionados à falta da vitamina B12 se dá, principalmente, por sinais ligados à falta de energia, problemas circulatórios e também por prejuízos cognitivos. Por isso, é muito comum ser confundido com quadros de estresse ou ansiedade.
Mas, alguns sintomas são mais facilmente identificados e, caso eles estejam recorrentes na sua rotina, procure um médico de confiança para solicitar exames:
Nosso cérebro comanda o corpo através dos impulsos nervosos, distribuídos pela medula espinhal. Os nervos envolvidos nesse processo são conhecidos por serem recobertos por uma camada de gordura – chamada capa de mielina.
Essa camada permite que o impulso nervoso “pule” mais rapidamente pelo neurônio, aumentando sua velocidade de transmissão. O cérebro utiliza a vitamina B12 para produzir a mielina e, quando deficiente no corpo, a desmielinização ocorre.
Isso gera aquela sensação de formigamento constante nos pés e mãos, sem razão aparente para tal. Além do formigamento, sensação de perda de força e até pontadas nas regiões são comuns.
Quando temos tonturas frequentes é comum associarmos a um quadro de labirintite. Mas, o causador dessa situação pode ser a deficiência de vitamina B12. Também pelo efeito da desmielinização, o corpo perde sua capacidade de se localizar espacialmente.
Se você vem sentindo muitas tonturas, falta de equilíbrio – e não estamos falando daquele efeito de levantar rápido demais, ok? – e muitos acidentes como quedas e esbarramento em objetos, pode ser um indicativo claro da falta do nutriente.
A vitamina B12 é essencial para a saúde cerebral. Por atuar na proteção das células nervosas, a deficiência de cobalamina afeta sua capacidade cognitiva e também emocional. Sem esse efeito protetivo, os neurônios começam a morrer e os primeiros sinais são os problemas de ordem cognitiva:
Além disso, a vitamina B12 auxilia também na produção de neurotransmissores. Com seus baixos níveis e o estado oxidativo dos neurônios alto, é comum o aparecimento e piora de sintomas ansiosos e depressivos.
A rotina diária é estafante e cansativa. Mas, se essa sensação de cansaço perdura e se transforma em uma companhia constante, onde nenhuma noite de sono parece resolver, é preciso ligar os sinais de alerta.
A vitamina B12 está estritamente ligada à produção das hemácias, que transportam o oxigênio pelo corpo. A deficiência gera um prejuízo nesse ciclo, o que faz com que o corpo comece a ter baixa presença de glóbulos vermelhos. Sem eles, a temida anemia se torna um problema e aí vem os sinais de fadiga, cansaço e dores.
Além desses sinais clássicos, outros sintomas podem ser citados:
A deficiência de um nutriente ocorre por diversos motivos, seja por questões intrínsecas do organismo, ou externas. Algumas doenças crônicas – como a de Crohn, gastrite e anemia – afetam a capacidade do organismo de absorver naturalmente os nutrientes, levando a deficiência.
Já na questão de forças externas, alimentação não saudável e pobre em nutrientes, além do uso de determinados medicamentos e vícios, impede que o corpo consiga reter a vitamina. Além disso, alimentações restritivas também geram esse quadro – como no caso da vegana, principalmente.
Isso se deve ao fato que a vitamina B12 só é encontrada em grande quantidade e de forma natural em alimentos de origem animal.
Para identificar se você realmente tem um quadro de deficiência de vitamina B12, é preciso procurar um médico e solicitar exames. Caso seja comprovado o quadro de baixo nutriente, a forma mais rápida de repô-lo é através da suplementação.
A Vitamine-se possui produtos que podem ser utilizados para o tratar a deficiência em vitamina B12. O suplemento de vitamina B12 está disponível na versão vegana em comprimidos ou na versão em gotas, uma opção conveniente para aqueles que têm dificuldade em engolir comprimidos ou preferem uma opção de dosagem mais flexível.