Postado 10 de maio de 2022 em Beleza, Vitaminas e Suplementos por Vitamine-se
Uma pele jovem, saudável e radiante não é resultado só dos cremes que você passa nela, mas também dos nutrientes que consome. E é por isso que chamados nutracêuticos – suplementos de beleza – são nutrientes indispensáveis para uma pele bonita
Funciona assim: nosso organismo sofre agressões externas diárias – exposição à radiação UVA e UVB, à poluição e a outros hábitos ruins como fumar, dormir e se alimentar mal, viver estressado. Isso gera radicais livres. “Em excesso, eles atrapalham o funcionamento correto das células, causando envelhecimento precoce”, avisa o dermatologista Ademar Schultz, preceptor do ambulatório de dermatologia do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória.
Nosso corpo tem um sistema antioxidante interno para neutralizar esses radicais livres. Mas às vezes ele não é suficiente! “Sabemos que a vida corrida impede que através da alimentação seja possível suprir as necessidades diárias de vitaminas, minerais e antioxidantes, que são importantes para o bom funcionamento do organismo, nestes casos a suplementação na dosagem adequada pode ser uma estratégia para suprir possíveis carências”, diz Flávia Rodrigues.
“A dermatologia natural acaba usando muitos antioxidantes orais por conta de uma abordagem preventiva e de melhoria do estado geral e do equilíbrio do organismo, no lugar de uma atitude mais pontual e imediatista na hora de cuidar das questões da pele”, explica a dermatologista Patricia Silveira, do Rio de Janeiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e especialista em dermatologia natural há 15 anos. “Além das vitaminas C, A, E e D, centella asiática, chá verde e extrato de romã também são ricos em ação antioxidante.”
Está explicado porque a gente precisa consumir esses ativos, tanto via tópica quanto oral (na alimentação e por meio de suplementos), preventivamente, por volta dos 25 anos, quando se inicia a queda da renovação celular – o chamado metabolismo de regeneração.
Vale lembrar que para um cuidado adequado da pele, você precisa seguir uma rotina de skincare indicada pelo seu dermatologista – que inclui passos básicos como limpeza, hidratação e proteção solar diária (mesmo com tempo nublado ou chuvoso ou dentro de casa, para evitar manchas causadas pela luz azul das telas). No entanto, a suplementação adequada colabora até para os cremes e tratamentos estéticos terem mais resultado!
A seguir, destacamos os 10 principais antioxidantes que podem salvar sua pele. Tente ter todos eles no prato, divididos entre as refeições – ou suplemente de maneira inteligente para garantir beleza e saúde.
Encontrada no amendoim, na carne, no peixe, na soja, nas nozes, no pão e nos cereais integrais e no tofu, destrói os radicais livres criados pela radiação UV. Componente essencial para a produção de energia celular, colabora para mais disposição. Seu efeito antioxidante também possui ação cardioprotetora. “Ela tem papel importante contra os radicais livres que, em excesso, provocam envelhecimento precoce.”, diz Flávia. Sugestão de consumo: 2 cápsulas diariamente, junto à refeição.
Encontrada em alimentos cítricos como laranja, acerola e morango, é um poderoso antioxidante celular que combate os radicais livres e melhora as defesas da pele, fortalecendo a imunidade das células e participando da formação do colágeno. Tem papel importante papel no bom funcionamento do sistema imunológico. Além disso, é uma barreira importante contra os raios ultravioleta. Sugestão de consumo: 1 comprimido diariamente, após a refeição.
Reduz as rugas, deixa a pele firme e combate o envelhecimento extrínseco – aquele causado por fatores externos como sol e poluição). Você encontra esse nutriente nas uvas e no vinho tinto, no mirtilo, no chocolate amargo e no cacau em pó.
Presente nos vegetais como abóbora, cenoura, rúcula, beterraba, mamão, manga e batata-doce, esse carotenóide protege o colágeno – e, sem ele, não há pele jovem, uma vez que é responsável pela firmeza da pele! –, além de contribuir para um bronzeado bonito.
Antioxidante com altíssima capacidade fotoprotetora das células da pele, encontrado principalmente no farelo de arroz e de milho.
Também conhecida como vitamina B3, tem ação anti-inflamatória e antioxidante potente. Você encontra no frango, no atum, na semente de gergelim e no salmão.
Presente nos ovos, nas ervilhas, nos feijões e lentilhas, nas nozes, na batata doce, nos cogumelos, na banana e no brócolis, essa vitamina do complexo B é utilizada para questões capilares, fortalecendo e intensificando o crescimento. Auxilia a produção de queratina e colágeno, essencial para o fortalecimento dos fios e das unhas. Sugestão de consumo: 1 cápsula diariamente, após a refeição.
“Finalmente, um estudo feito no Japão e recentemente publicado no Clinical, Cosmetic and Investigational Dermatology comprova as propriedades positivas do ácido hialurônico para a pele. Seu uso oral pode ajudar a suavizar sulcos, bem como diminuir rugas”, acrescenta Ademar. Naturalmente produzido pelo corpo, ele está presente no salmão, na soja e derivados e na batata – sua produção cai com o passar do tempo. A sua reposição pode devolver o brilho, a hidratação e a elasticidade dos tecidos, ajudando a reduzir os sinais causados pelo envelhecimento da pele. Sugestão de consumo: 1 cápsula diariamente, após a refeição.
Mineral antioxidante encontrado em alimentos como carne, frutos do mar, grão-de-bico, lentilha e feijões, amêndoas, leite e queijo, contribui para o bom funcionamento do sistema imune (ele participa do funcionamento das células de defesa do organismo, com ação imunomoduladora), da visão e da manutenção de cabelos e unhas saudáveis. “O zinco também está envolvido na vitalidade masculina, apresenta papel importante na produção hormonal e fertilidade”, conta Flávia. Sugestão de consumo: 1 comprimido diariamente, após a refeição.
Poderoso antioxidante natural que atua na proteção das células contra danos externos, como raios UV e poluição. Item indispensável na rotina de skincare in, por causa do seu potencial anti-aging, é um carotenóide que confere a coloração vermelha das algas, do camarão, da lagosta, do caranguejo e do salmão. Sugestão de consumo: 1 cápsula diariamente, pela manhã.
Por fim, fique por dentro de todas as novidades, informações e promoções da Vitamine-se. Para isso, basta acessar o nosso site oficial, seguir nosso Instagram @vsebrasil e acompanhar os conteúdos exclusivos do nosso blog.