CUSTOM CSS
AlsoBuyMinicart Settings 2

Diversos tipos de colágeno: conhecendo as múltiplas funções essenciais para o corpo

Diversos tipos de colágeno

Os diversos tipos de colágeno se destacam como protagonistas essenciais para diversos aspectos do nosso corpo. Sobretudo, existem quase 30 tipos diferentes de colágeno, revelando uma complexidade fascinante por trás dessa proteína. Nesse post reunimos os principais aspectos dessa variedade e as inovações tecnológicas que nos permitem direcionar o colágeno para atender às nossas necessidades específicas. Ademais, compreenda que o colágeno vai além da beleza.

O universo do colágeno

Existem, aproximadamente, trinta tipos de colágenos que exercem funções essenciais em nosso corpo. A chamada família do colágeno, é responsável por 35% da proteína total de nosso corpo, especialmente o I que produz 85% e o III, 15%.

Entretanto, quatro deles são os mais conhecidos e os principais para nosso organismo.

Colágeno tipo I

É o tipo mais abundante em nosso organismo, estando presente nos ossos, dentes, tendões e pele. Sua aparência física é uma fibra bem grossa, ou seja, ele é responsável por dar resistência e elasticidade a pele.

Colágeno tipo II

Enquanto isso, o colágeno tipo II é encontrado nas cartilagens. Ao associar-se a outras células, ele funciona como uma esponja, quando é pressionado ele libera água e assim que a pressão diminui, volta para o seu tamanho normal.

Em outras palavras, ele ajuda o nosso corpo a gerar impulsos e suporta o peso, como no joelho.

Colágeno tipo III

Presente principalmente nos vasos sanguíneos, mais especificamente nas artérias. Ou nas musculaturas lisas como intestino e útero e em alguns órgãos como rins, baço e fígado. Essas fibras possuem elasticidade e servem como forma de proteção para os órgãos internos.

Colágeno tipo IV

As moléculas presentes nesse tipo, não se associam as fibrilas, se associam umas a outras formando quase uma rede ou teia de arame. Uma vez unidas, formam como se fosse um filtro promovendo força e saúde para a matriz de todas as células do corpo.

Onde encontrar colágeno?

Agora que já conhecemos os diversos tipos de colágeno, vamos descobrir onde encontrar fora do suplemento. Em origem animal, está presenta na pele, bovina, suína, frango e também peixes, além disso, está nos ovos, derivados do leite.

Também está presente nos alimentos sem ser de origem animal como nas ervilhas, feijão, lentilha, nozes ou laranja e acerola.

Saiba mais sobre os diversos tipos

Se interessou pelo assunto e quer descobrir mais? Confira o corte do podcast Beleza e saúde da vitamine-se

Colágeno 360º da Vitamine-se + Genu-in

O Colágeno 360° possui o selo “Controle Desde a Origem”, da JBS. Dessa forma, é possível garantir a pureza do produto e a qualidade em todo o processo de fabricação. Com apenas produtos de origem conhecida, a Genu-in garante o controle total da cadeia produtiva e assegura a integridade das fibras do colágeno em seu estado mais genuíno, potente e puro.