CUSTOM CSS
AlsoBuyMinicart Settings 2

Os benefícios da cafeína e formas de consumir diariamente

Imagem com vários grãos de café

Acordar e tomar um café faz parte da rotina de muitos, isso porque ele ajuda a acordar, esse é um dos benefícios da cafeína. É um suplemento que pode ser encontrando em diversas receitas e diversos formatos. Mas, poucas pessoas conhecem o seus vários benefícios para a saúde a longo prazo, e se consumido diariamente pode fornecer mais aspectos positivos além do despertar pela manhã.

Entretanto, ela segue sendo uma substância química e não deve ser consumida em excesso, causando efeitos adversos. Dessa forma, confira esse post para conhecer os principais benefícios e dicas de como consumir diariamente sem abuso.

O que é a cafeína?

A cafeína é uma substância química, um alcaloide do grupo das xantinas e presente em várias plantas como café, cacau, e guaraná. Ou seja, é comum as pessoas associarem que o café é a única coisa que te dará energia pela manhã, mas a verdade é que ele é só um entre as 60 plantas que contém cafeína.

Nesse sentido, a cafeína funciona como um estimulante do sistema nervoso central. Deixando a pessoa em estado de alerta, reduzindo a sensação de cansaço e aumentando a capacidade em realizar algumas tarefas. Entretanto, por deixar o corpo com uma sensação de ânimo, algumas pessoas podem abusar, e consumir 3 xícaras ou 300 miligramas pode causar danos severos a saúde.

Quais os Benefícios da Cafeína?

Mas problemas a parte, ela oferece mais benefícios do que malefícios. Por isso, confira 6 benefícios da cafeína que você precisa conhecer:

1. Melhora a memória

Em um estudo da Universidade Johns Hopkins, analisou pessoas que não consumiam café e outras que possuíam o hábito, nesse caso o segundo tipo de pessoas conseguiu identificar as imagens semelhantes. Para isso ocorrer o cérebro precisa realizar um padrão de separação impulsionado pela cafeína, com isso a memória possui um maior desempenho.

2. Combate cansaço físico e mental

Um dos benefícios mais explorados pela indústria farmacêutica é o potencial em combater o cansaço físico, por meio de bebidas energéticas ou comprimidos de guaraná. Ambos estão associados com o estímulo cerebral de deixar mais atento e prevenindo sensações de indisposição em casos de gripes e resfriados.

3. Aumenta o desempenho esportivo

A cafeína possui uma ação termogênica, estimula o corpo a produzir mais calor, o que acelera o metabolismo e aprimora a resistência física nos exercícios. Com isso o atleta consegue ter um desempenho maior durante os exercícios, já que a fadiga muscular ao longo dos exercícios é reduzida.

Homem andando de bicicleta em uma avenida aproveitando os benefícios da cafeína

4. Acelera a perda de peso

Ainda pela ação termogênica, a perda de peso acontece mais rápido por conta do calor nas células que promove a queima de gordura. Outro fator que ajuda no emagrecimento, é o menor desejo de comer e ao ser ingerida como pré-treino, favorece o gasto calórico na atividade física.

Entretanto, é importante ressaltar que é preciso manter uma dieta equilibrada e fazer exercícios para que a cafeína tenha seu efeito.

5. Promove saúde dos olhos

Um estudo publicado no Journal of Agriculture and Food Chemistry mostrou que o café pode adiar a deterioração da visão e eventualmente a cegueira. Consequência do fato que os grãos de café são compostos em sua maioria pelo Ácido Clorogênico, um antioxidante com potencial neuroprotetor.

Os pesquisadores testaram o efeito do Ácido Clorogênico na retina expostas à hipóxia, falta de ar nas células, quando trataram a retina com o ácido, eles reduziram o efeito.

6. Prevenção de pedras nos rins

Semelhantemente, um estudo italiano da Universidade Católica do Sagrado Coração, avaliou cerca de 200 mil pessoas. Entre elas, as que mais consumiam café tinham em torno de 31% menos chances de desenvolver pedras nos rins. O motivo? A cafeína deixa a urina mais diluída, o que dificulta a formação de cálculos renais.

Como inserir a cafeína no dia a dia?

Segundo o Hospital Mayo Clinic, o máximo seguro de se consumir cafeína é de 400mg, equivalente a 5 xícaras pequenas. Caso o indivíduo consuma além, pode sentir: insônia, nervosismo, agitação, irritabilidade, dor de estômago, batimentos cardíacos acelerados e tremores musculares. Sendo assim, é preciso inserir a cafeína diariamente, mas com cautela. Agora que você sabe que entre os benefícios da cafeína estão a promoção de uma vida mais saudável e bem-estar, confira algumas dicas de como inserir esse ingrediente no seu dia a dia.

Homem tomando café em uma xícara amarela em frente ao computador aproveitando benefícios da cafeína

Café

As pessoas geralmente consomem café preto de manhã ou depois do almoço de várias maneiras, como coado, moído, solúvel em pó ou por máquinas de cápsulas. Além da forma tradicional, as pessoas também costumam misturá-lo com leite quente, criando o famoso ‘pingado’, ou com leite gelado e gelo, um hábito trazido dos Estados Unidos.

Ademais, existem receitas como machiatos, mochas ou comestíveis, tipo bolo e brigadeiros que também levam café, mas seu gosto não é tão forte, perfeito para aquelas pessoas que não são fãs do gosto amargo.

Chás

Frequentemente as pessoas associam chá a uma bebida calmante, mas o chá-preto ou verde contém cafeína, a quantidade irá variar conforme o tempo de infusão. O Chá Verde contém 35 mg de cafeína em 230 ml e não se deve consumir perto da hora de dormir devido ao seu potencial energético

Enquanto isso, cada 250 ml de chá-preto contém 45mg de cafeína, enquanto no café tem 95mg. Essa quantidade elevada causa os mesmos efeitos do café, com menor intensidade e de forma mais saudável.

xícaras de chá preto que contam com os benefícios da cafeína

Suplementos ou em pó

As pessoas que precisam de um efeito mais intenso e imediato procuram suplementos compostos por químicos da cafeína, os quais podem ser encontrados em comprimidos ou cápsulas. Para exemplificar, 1 comprimido de suplemento contém 420mg de cafeína, a quantidade máxima por ida, ou seja, um comprimido é suficiente para o dia inteiro. Os atletas procuram o café em pó, ao desejarem um efeito rápido e duradouro para a hora do treino.

Chocolates

Chocolates meio ou amargos possuem cerca de 35 mg de cafeína a cada 30 gramas. Por mais que seus efeitos sejam pouco sentindo, consumir um desses depois da janta, ou antes, de dormir, pode dificultar na hora de desligar o corpo.

Barra de chocolate no fundo, preto, qual possuem benefícios da cafeína

Aproveite da cafeína com sabedoria

Como pudemos observar, os diversos benefícios da cafeína, mas alguns cuidados precisam ser tomados como: evite consumi-lá depois dá seis para não atrapalhar o sono, caso seu corpo apresente sinais excessivos de nervosismo ou ansiedade, reduza a quantidade por dia. Ainda mais, ela tem um poder viciante, por ser uma substância química, que em caso de não ingestão pode gerar dores de cabeças e indisposições e nesse caso é importante consultar um médico para achar substitutos.

Se você sente que precisa de mais energia para o seu dia, mas não quer aumentar a quantidade ou começar a ingerir cafeína, a Vitamine-se tem a opção perfeita para você com o Kit Juice 2Go Energy, que causa os efeitos similares, sem conter a substância.

Kit Juice 2Go Energy da Vitamine-se

Bebida funcional de frutas pronta para levar e zero adição de açúcares, desenvolvida para auxiliar na manutenção da energia e foco durante o dia. Primeira bebida funcional em pó com extratos naturais, vitaminas e minerais que ajudam na produção de energia e aumentam o foco.