CUSTOM CSS
AlsoBuyMinicart Settings 2

A Ciência por Trás do Ômega 3 e Sua Importância para o Organismo

Cápsulas de vitaminas amarelas

Quando se fala de nutrição e saúde, o nutriente vindo do peixe é o mais comentado, para fazer bom uso é preciso entender a ciência do ômega 3. Suplemento feito a partir de ácidos graxos, são populares por conta de seus diversos benefícios, entretanto existe toda uma ciência por trás que poucos conhecem. Neste Post, reunimos as principais informações sobre a ciência desse suplemento, descubra também quais benefícios esse oferece para seu corpo e mente. Continue lendo para entender tudo sobre esse nutriente.

O que é Ômega 3?

Definido como um lípido, o Ômega 3, uma gordura que não é produzida pelo nosso organismo. Encontramos esses em peixes, crustáceos ou em suplementos produzidos em laboratórios. Esse nutriente auxilia na cognição, processos mentais, controle do colesterol, melhora a articulação.

Principais tipos

Existem dois tipos encontrados em peixes, o Ácido docosaexaenoico (DHA) nos peixes de água gelada e o Eicosapentaenoico (EPA) nos peixes em gerais especialmente os gordurosos. Já o Ácido Alfa – Linolêncio (ALA) está na gordura vegetal, principalmente nas castanhas e algas.

No entanto, o Ácido Estearidônico só se encontra na forma de suplemento, nos óleos de prímula, borragem e echium.

Vários peixes juntos

Primeiros estudos

Suas função em relação ao benefício em doenças cardiovasculares começaram a surgir em uma pesquisa na década de 1970. Cientistas Dinamarqueses concluíram que os Inuítes no norte da Groenlândia apresentavam uma incidência menor de doenças cardiovasculares. Registraram isso porque a dieta desse povo consiste principalmente em peixes, a qual são a principal fonte de Ômega 3.


A princípio ainda não confirmaram esse efeito positivo, sendo motivo de discussões no mundo acadêmico. James Stein, diretor de Cardiologia do Hospital da Universidade de Wisconsin, reforçou que eles fizeram os estudos iniciais sobre seus benefícios em uma época em que o uso de estatinas ou betabloqueadores era restrito, o que possibilitou que o efeito do óleo de peixe, mesmo que mínimo, fosse perceptível.

O diretor ainda reforça que misturar ômega 3 com aspirina ou outro diluidor de sangue pode ser perigoso, visto que o nutriente já faz uma a função parecida

Quais são os benefícios do Ômega 3

Apesar disso, estudos sobre a ciência do ômega 3, conseguiram comprovar uma enorme quantidade de informações acerca do papel biológico e benefícios desse nutriente. A seguir, confira algumas das principais descobertas:

Funções Cardíacas

Ele atua no controle do colesterol diminuindo os níveis de LDL (Liproteínas), triglicérides e melhora os níveis de HDL (colesterol bom). Bem como promove um melhor funcionamento das artérias ajudando a evitar infarto, arritmias.

Além disso, o DHA tem propriedade anticoagulantes sanguíneos, por impedir o agrupamento de plaquetas de sangue, ajudando a evitar trombose venosa e embolia pulmonar.

Diminuí inflamações

Reduzindo a produção de substâncias inflamatórias como eicosanoides e citocinas, o Ômega 3 é uma ótima opção para reduzir inflamações intestinais ou artrite reumatoide.

Um estudo publicado na Biblioteca Nacional de medicina, mostrou que os eicosanoides funcionam como mecanismos celulares e moleculares para resolução de inflamações. Os ácidos graxos produzem as substâncias semelhantes a hormônios, conhecidas como Eicosanoides. No caso do Ômega 3, são produzidas de formas menos inflamatórias.

Ajuda na saúde mental

Por proteger as células do cérebro, o lipídio causa aumento nas produções de serotonina, dopamina e noradrenalina, responsáveis pelo humor positivo. Além disso, consumir o EPA pode ajudar a reduzir sintomas do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), melhorando a atenção nas atividades e reduzindo a hiperatividade, impulsividade e agressividade.

Melhora a aparência da pele

O DHA é um componente da célula da pele, mais especificamente da membrana celular e ao ser ingerido mantém a pele macia, hidratada, flexível e livre de rugas.

mulher mostrando a região do colo

Modulação do sistema imunológico

O ômega 3 influência na função dos linfócitos T e B, células imunes, beneficiando condições autoimunes. Ademais possui um papel protetor contra alguns tipos de câncer, conforme comprovado na pesquisa de Davis Rose que os mecanismos como inibição do crescimento celular e aumento da apoptose evita câncer de mama, cólon e próstata.

Presença nas Membranas celulares

Os ácidos graxos são integrantes das membranas de proteção das células humanas, determinando sua fluides e flexibilidade, otimizando a sinalização celular e a função dos receptores celulares.

Incorporando o Ômega 3 na sua vida

Como já foi mencionado, esse lipídio está presente nos peixes e outros animais marinhos, então se você consome uma porção (medida a partir do tamanho da sua mão aberta) de peixe por semana não precisa se preocupar com esse.

Agora se você possui uma dieta vegetariana ou não gosta de peixe, pode substituir por porções (tamanho da sua mão fechada ou 30 gramas) de linhaça, chia ou castanhas do Pará.

Portanto, a suplementação só será necessária se exames laboratoriais ou alterações dermatológicas, como dermatite, pele áspera ou descamação, indicarem sinais de deficiências. Por ser um suplemento muito versátil, não existe uma indicação geral, então caso sinta necessidade consulte um nutricionista ou especialista.

Para comprovar essa não-necessidade, uma pesquisa realizada por médicos e nutricionistas da Universidade de São Paulo e Unicamp revelou que não existem comprovações científicas para recomendações de suplementação alimentar em indivíduos saudáveis.

Futuro do ômega 3

Esse nutriente é uma peça-chave para o funcionamento do nosso corpo, sendo importante entender a ciência do ômega 3, para assim manter a saúde e bem-estar. A sua presença influência na forma em que as células se comunicam, prevenindo eventuais doenças.

Como mencionado ao longo do post, estamos continuamente conduzindo pesquisas sobre suas funções e benefícios, com a esperança de descobrir mais efeitos positivos. Dessa forma, ao priorizarmos o consumo de ômega 3 estamos garantindo uma vida saudável e sem problemas no futuro.

Suplementação com Ômega 3

Para manter a saúde em dia é fundamental contar com suplementos e nutrientes que contribuem para o bom funcionamento do seu organismo, como o Ômega 3.

Algumas das vantagens que merecem ser destacadas desse ácido graxo é a contribuição para o controle da pressão arterial e também na prevenção de possíveis doenças do sistema cardiovascular, além de atuar combatendo radicais livres e beneficiar o funcionamento cerebral.

Além de ser excelente por si só, a combinação desse grupo de gorduras saudáveis com outros tipos de substâncias atua para beneficiar ainda mais a sua saúde.

Ômega 3 TG (EPA + DHA) – 60 cápsulas da Vitamine-se

Apesar da importância do ômega 3, nosso organismo não é capaz de produzir quantidades ideais dessas gorduras (EPA e DHA), sendo necessário consumir pela alimentação ou através da suplementação. Além disso, esses nutrientes auxiliam na função cerebral e cardíaca.

A fórmula avançada da Vitamine-se traz o Selo MEG-3®, marca da DSM, a fonte mais confiável de Ômega-3. Isso garante um produto de alta qualidade, livre de metais pesados, com elevado nível de pureza e cadeia de produção sustentável, uma vez que é extraído de forma natural de peixes oceânicos, selvagens e ricos em ômega 3.